Falta de planejamento

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pois é. No início do meu doutorado, acabei assumindo a função de administrador da rede dos alunos da Pós-Graduação do Instituto de Física da UFRGS com mais um amigo. Depois de um mês brigando com as mais de 30 máquinas, reinstalamos todo o sistema, atualizando os programas e configurando tudo pra funcionar direitinho.
Perto de 100 pessoas usam a nossa rede, então são muitos programas diferentes, pra várias atividades diferentes. Como é possível acessar de qualquer máquina, tudo tem que estar instalado em todas as máquinas. De um jeito ou de outro, está tudo funcionando. Nem sempre da melhor maneira possível, mas faz uns seis meses que não temos nenhum problema na rede. Só adicionando novos usuários, mudando senhas ou coisas assim.
De repente, chega um email dizendo que foram compradas mais 8 computadores, cada um com 4 processadores. Máquinas de última geração. Legal, sou de todas as comissões de informática, da Pós-Graduação e do Instituto de Física. Me consultaram? Não. Fui informado por uma colega que não tem nada a ver com os computadores.
Ninguém sabe programar de um jeito a aproveitar os vários processadores. Elas vão acabar sendo usadas como se fossem 32 máquinas simples. Só vai me dar dor de cabeça.
Temos quase 100 alunos e só umas 40 máquinas, se chega a tanto. Ao invés de 8 máquinas poderosas, comprasse umas 20 médias, pra permitir o acesso de mais gente à rede. Já existem várias máquinas poderosas onde todos podem rodar seus programas. Mas pra que investir em infraestrutura se dá pra encher a boca e dizer que tem máquinas superpoderosas?
E lá vou eu. Resolver a bagunça. E daí que tenho um doutorado pra terminar? E daí que tenho outras atividades também? O que eu faço mesmo entre 22h e 6h da manhã?
Planejamento e bom senso. É pedir demais?

0 comentários: