Cada escolha, uma renúncia

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Faz quase uma semana que essa frase está martelando na minha cabeça. Sabia que eu teria que escrever um post sobre isso logo, embora ainda não sei bem o que dizer.
Foi minha irmã que me disse isso depois de dizer que encontrei a ex-namorada do meu irmão na academia. Há mais de dez anos que a minha família faz exercício ali. Atualmente, sou só eu, mas chegamos a estar em seis, incluindo os namorados. A guria não mora ali perto, não é tão simples de chegar da casa dela até ali. Então, por que continuar nessa academia?!? Ela sabe que vai encontrar alguém e foi ela que terminou e saiu da família. Escolheu sair, larga a nossa academia também!
Começou por aí, mas fui pensando em cada coisa que eu passei nos últimos tempos e vi que é isso mesmo que acontece. Para cada decisão que devemos tomar, temos que levar em conta as repercussões sobre o resto de nosso mundinho. Se quero jogar futebol mais vezes por semana, abro mão de ir no cinema. Se quero perder peso, abro mão daquela barra de chocolate branco que me persegue.
Também nos relacionamentos é assim. Quando encontramos uma pessoa bacana, pensamos bem e abrimos mão de algumas coisas que não são tão importantes pra nós. Eu, por exemplo, durante mais de 7 anos abri mão da maior parte dos meus finais de semana, trocando festas com amigos por dias de trabalho em Novo Hamburgo. E na hora do aperto financeiro, meu futebol foi trocado por contas de luz e aluguel.
Claro que não é justo que apenas um dos dois faça isso, afinal é um casal, um par de pessoas que se esforçam para ficarem juntos. Muitas vezes as brigas acontecem porque alguém se acha muito cobrado ou prejudicado na relação. É com conversa que se descobre do que somos capazes de renunciar sem esquecer do que preenche as nossas necessidades. O bonito é ver um casal que consegue ser completo tanto juntos como individualmente.
Durante muito tempo eu renunciei uma vida de festas e "pegação", escolhendo um relacionamento que eu julgava estável e duradouro. Infelizmente não deu certo, e eu juro que tentei sair e compensar o tempo perdido. Mas isso não está dentro de mim. Como me disseram essa semana: "você é um cara pra namorar. Não deve ser fácil só ficar com você, você é um cara legal pra continuar alguma coisa depois". É difícil encontrar uma pessoa que tenha um pensamento semelhante e esteja num mesmo nível que eu, tanto em relação à seriedade dos relacionamentos como estar com uma cabeça boa para começar um.
Eu tenho conversado com algumas garotas, e sempre tem alguém querendo me apresentar uma amiga. É muito mais fácil para mim conhecê-las pela internet, porque já dá pra traçar um perfil antes de falar. Com orkut, twitter, blogs e afins, vemos fotos e coisas em comum, o que facilita o diálogo. Como sou um cara com muitos interesses em áreas bem diferentes, sempre tem alguma coisa pra puxar assunto.
E foi assim que acabei conversando com uma menina lá do RJ. Várias conversas legais, papos divertidos madrugadas a dentro. Acho que em menos de um mês já devemos ter conversado mais de 24 horas, incluindo msn, webcam com microfone e telefone mesmo (viva a TIM e o plano Infinity!). A escolha: conversar com uma garota legal, interessante e divertida. A renúncia: muitas horas de sono. Como faz bem pra autoestima encontrar uma pessoa diferente que também ache você interessante!
Mas fica uma dúvida no ar. Ela está no RJ, eu, em Porto Alegre. 1450 km de distância. Não é fácil nem barato uma viagem dessas. É óbvio que existem garotas legais por aqui e caras legais por lá. Mas como conhecer novas pessoas quando uma pessoa já ocupa um pedacinho da sua mente? Como ocupar a sua mente com uma pessoa que você não pode tocar?
Cada escolha, uma renúncia.

6 comentários:

KidsIndoors disse...

fica de olho na GOL e na AZUL, de madrugada tem promoções! heheeh

Franco disse...

Chama-se custo de oportunidade. É o que tu poderia estar ganhando fazendo outra coisa ao invés da que tu escolheu fazer. :) Escolher é renunciar.

Rê Moreira disse...

Essas pessoas que ocupam um pedacinho da mente são ótimas, mas recomendo encontrar ela. Um final de semana e tu já consegue definir se ela merece ocupar esse espacinho, se ocupa um maior ainda, ou some de vez!

;)

Lu disse...

é difícil mesmo, mas acho válido encontrar com ela, vai que a coisa dá certo e um acaba mudando?! \o/ Viva a globalização rsrs

Michelle Wendling disse...

Uiiii, que profunda a análise! mas é bem isso mesmo. Tudo tem consequências... Bjs

Unknown disse...

É...eu realmente entendi...rsrs.Vai conhecer a menina uai.Quem não arrisca não petisca!=]
A vida é feita de escolhas e escolher como o Franco bem disse é renunciar altomaticamente.Quando escolhemos ''A'' abrimos mão do ''B''.O passado é passado,arrisca sô=] Tudu vale a pena quando a alma ñ é pequena..rsrs

Bjuuuu .: