Sorrisos contra burocracia

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O mundo precisa de mais pessoas educadas. O dia fica bem melhor quando encontramos gente alegre. Precisei ir atrás de alguns documentos para a minha empresa, dia de office-boy. Mochila nas costas, iPod ligado, fui pra parada de ônibus. Dia nublado, gente de cara amarrada, a cobradora estava bem séria. Passei pela roleta, peguei o troco e falei, como sempre: "Obrigado" e sorri. Que transformação! Uma luz brilhou nos olhos da moça que devolveu com um "Bom dia pra você!".
Me perdi pra chegar no Foro Central de Porto Alegre, mas graças à minha irmã, doente em casa, consegui encontrar o lugar. Parei no balcão de informações e uma mulher sorridente me indicou onde ir. Dois minutos numa fila e o senhor do atendimento foi bem camarada, sabia dos documentos necessários pro que eu precisava (35 certidões!!!) e disse que era só voltar amanhã de manhã que ele estaria com tudo pronto, nem precisaria voltar pra fila. Desejei um bom dia pra ele, ele respondeu com um "Até amanhã." e a primeira parte estava pronta.
Mais 5 certidões necessárias no Tribunal do Trabalho do RS. Pensei que ia ser bem mais simples, afinal, bem menos coisa. Na chegada, precisava de documento, impressão digital e foto no sistema. Crachá pra passar na roleta pra chegar no atendimento. Lá, mulher com cara entediada e nada feito. Cópia de documento de cada pessoa, preencher um requerimento pra cada, assinaturas, guias de pagamento no banco. Depois disso, levar de volta e aguardar dois dias úteis!
Gente bem humorada, trabalho eficiente. Gente emburrada, burocracia. Coincidência?

1 comentários:

KidsIndoors disse...

Vc não se lembra dos 12 trabalhos de Asterix? Um dia só de sacanagem tem q voltar lá e pedir o formulário cor de rosa de número 23, pra ver se as pessoas não vão enlouquecer atrás! hehehe
Outra coisa, adorei o Post da receita da Rafaela, mas não consegui deixar comentário... Eu queria dizer q "sempre q me acho, me perco!" frase minha. bjos